Minha lista de blogs

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

EDUARDO CAMPOS: A MORTE QUE PEGOU DE SURPRESA

Eduardo Campos: Candidato à presidência morto em acidente aéreo
O ACIDENTE

Marina Silva: Vice de
Eduardo Campos e candidata
à presidente após o acidente
que matou o presidenciável
Avião semelhante ao usado por Eduardo Campos
no momento do acidente
Eduardo Campos era candidato a presidente da república concorrendo pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) e tendo como candidata a vice presidente Marina Silva. No dia 12 de agosto de 2014, Eduardo Campos estava no Rio de Janeiro sendo entrevistado pelos âncoras do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão. No dia seguinte, Eduardo Campos e sua equipe de campanha saíram do Rio de Janeiro, embarcados em um avião modelo Cessna Citation 560XLS+ de prefixo PR-AFA, em direção a Guarujá, para cumprimento de agenda de campanha. Aproximadamente meia hora depois da decolagem, o avião caiu em uma área residencial da cidade de Santos, matando todos as sete pessoas que estavam dentro, inclusive o presidenciável Eduardo Campos. Sete pessoas que não estavam a bordo ficaram feridas e foram encaminhadas para os hospitais da região. Dentre as principais causas do acidente, estava a má visibilidade no Guarujá, o que fez a aeronave arremeter o voo.
Local do Acidente
Vários países lamentaram a morte do candidato à presidência. Esse acontecimento provocou grandes mudanças no cenário político brasileiro. No lugar do presidenciável, entrou Marina Silva, anteriormente sua candidata a vice e, como novo candidato a vice, entrou Beto Albuquerque. Marina Silva ficou em 3° lugar no primeiro turno das eleições, ficando atrás da candidata do PT, Dilma Rousseff, e do candidato do PSDB, Aécio Neves.










Fotos do local do acidente
Perícia no estudo do caso e na localização dos corpos das vítimas


E A BIOQUÍMICA?
Uma das técnicas de laboratório utilizadas para manuseio do DNA em quantidades escassas, em caso de crimes ou para identificação de corpos (este exemplo se encaixa no caso de Eduardo Campos, visto que depois do acidente e explosão do avião, a identificação do corpo fica extremamente prejudicada) ,é a REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR), que é basicamente o aumento exponencial do DNA sem o uso de organismos vivos. A PCR é uma técnica baseia-se no processo de replicação do DNA que ocorre in vivo. Durante o PCR elevadas temperaturas desnaturam as moléculas de DNA e separam as duas cadeias simples, permitindo então a ligação de primers (oligonucleotídeos iniciadores), também em cadeia simples e geralmente constituídos por 15 a 30 nucleótidos, obtidos por síntese química. Então, os dois pares de primers são acrescentados na reação. Se a determinada sequência estiver presente na amostra, ela será multiplicada milhares de vezes, podendo configurar uma reação positiva.

Mecanismo da Reação em cadeia da polimerase

Mecanismo da PCR. Observe o crescimento exponencial
Termociclador: Instrumento usado para realizar uma PCR



FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Campos
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/08/eduardo-campos-e-entrevistado-no-jornal-nacional.html
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1499718-presidenciavel-eduardo-campos-morre-em-acidente-aereo-em-santos-sp.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_do_Cessna_Citation_560_XLS%2B
http://www.jornalufgonline.ufg.br/pages/30634-reacao-em-cadeia-da-polimerase-pcr